Você está aqui: Home \

Cartas de Serviço

1 - O que é a Câmara

 

A Câmara é uma instituição do Poder Legislativo Municipal com responsabilidade de discutir, elaborar e apreciar as leis que regem a vida em sociedade. A Câmara também tem como função fiscalizar a atuação do Poder Executivo em relação à aplicação de dinheiro público e respeito às leis e ainda, suplementar à legislação federal e estadual. Entre as competências dos vereadores e de seus gabinetes estão:

  • Criar Leis;
  • Fiscalizar a atuação da Administração Municipal;
  • Elaborar proposições de sua competência e que representem os interesses da comunidade, Executivo e demais órgãos públicos;
  • Intermediar pleitos da comunidade junto ao Poder ouvir e discutir os anseios da comunidade, buscando ajudar na sua solicitação;
  • Orientar e informar ao cidadão como proceder nos órgãos públicos para exercer seus direitos.
  •  

    Mesa Diretora: é o órgão diretivo da Câmara, que preza pelo bom andamento dos trabalhos administrativos e parlamentares. É composta por quatro membros, eleitos pelos próprios vereadores da Casa: presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário. A Câmara também é responsável por julgar autoridades do Executivo e Legislativo em caso de crimes de responsabilidade.

     

    2 - Comunique-se com a Câmara

     

    Há várias formas de comunicar-se com a Câmara e com os vereadores. Pelo telefone +55 (43) 3567-3058 ou (43) 3567.2163 as mensagens são encaminhadas tanto para parlamentares quanto para a instituição.

    Dúvidas específicas sobre o processo legislativo - sobre como estão caminhando projetos de lei ou se determinada proposta já virou lei, por exemplo - são respondidas por pessoal especializado no e-mail contato@camarasenges.pr.gov.br ou camarasenges.pr@hotmail.com.

     

    3 - Ouvidoria

     

    A Ouvidoria Parlamentar desta Casa de Leis, instituída pela Resolução n° 381/2019, tem o compromissos de atender o cidadão com cortesia e respeito, facilitar e agilizar o acesso aos serviços com a eficiência, a qualidade e a transparência dos serviços de atendimento. As demandas podem ser solicitadas pelo site, através dos e-mails contato@camarasenges.pr.gov.br ou camarasenges@hotmail.com, pelo telefone +55 (43) 3567.3058 ou (43) 3567.2163 ou na sede da Câmara Municipal de segunda-feira a sexta-feira: das 13h às 17h no serviço de ouvidoria.

    Ouvidoria Parlamentar é um órgão de interlocução entre o Poder Legislativo Municipal, o cidadão e a sociedade, constituindo-se em um canal aberto para o recebimento de ideias legislativas, denúncias, dúvidas, elogios, pedidos de acesso à informação, solicitações, sugestões e reclamações, desde que relacionadas ao funcionamento da Câmara Municipal de Sengés. As manifestações são analisadas e encaminhadas às unidades competentes para eventuais providências.

    Após o recebimento de alguma demanda por meio eletrônico, será gerado um número de protocolo a ser enviado para o cidadão para acompanhamento do processo de resposta. A Ouvidoria Parlamentar terá prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período, para encaminhar ao cidadão retorno de sua solicitação. O Ouvidor será um vereador designado pelo Presidente da Câmara Municipal, com mandato de 1 (um) ano, admitindo-se uma recondução. Quando a manifestação por parte do cidadão não for de competência desta Ouvidoria Legislativa, o mesmo será informado a qual órgão deverá se dirigir. Cabe à Ouvidoria responder aos cidadãos e às entidades quanto às providências adotadas pelo Poder Legislativo sobre procedimentos administrativos e legislativos de seu interesse.

    Toda iniciativa proposta pela Ouvidoria terá ampla divulgação pelos órgãos de comunicação da Câmara Municipal. Será elaborado relatório trimestral e anual das atividades da Ouvidoria, os quais serão disponibilizados para conhecimento dos cidadãos.

     

    4 - Quem são os vereadores?

     

    A Câmara tem 11 vereadores eleitos para mandatos de 4 anos. A cada quatro anos, eleições são feitas para escolher novos parlamentares.

    Há vereadores que ocupam cargos de organização e gerenciamento da instituição, formando a Mesa Diretora. O membro da Mesa Diretora mais conhecido pela população costuma ser o presidente da Câmara. Há cargos também de liderança de partidos.

    Alguns vereadores fazem parte das comissões, que são Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Comissão de Serviços Públicos, Comissão de Educação, Cultura, Bem Estar Social e Ecologia, Comissão de Urbanismo e Obras Públicas e Segurança Pública e Defesa da Cidadania.

     

    5 - Acompanhe online as sessões da Câmara

     

    Matérias das Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Solenes, Especiais e Audiências Públicas da Câmara são registradas em vídeo e transmitidas no Instagram e Facebook da Câmara. Os horários das sessões podem ser conferidos no site da Câmara.

     

    6 - Saiba o que acontece na Câmara

     

    A Câmara Municipal de Sengés possui um sistema de transmissão de notícias próprio, com site e perfis nas principais redes sociais (Facebook e Instagram). Além de informações sobre legislação e cidadania, as contas divulgam as notícias sobre a Casa. O departamento de Comunicação disponibiliza conteúdo jornalístico periodicamente no site da Câmara e redes sociais.

    Por meio das redes sociais, o cidadão pode acompanhar em tempo real, as atividades legislativas da Casa. Tais atividades ficam salvas nas devidas plataformas e podem ser acessadas em qualquer momento após sua transmissão.

     

    7- Visite

     

    O prédio da Câmara Municipal está localizado na Rua Prefeito Daniel Jorge, 700 centro de Sengés. A sede da Câmara é aberta à população e é possível acompanhar pessoalmente as sessões do Plenário, reuniões das Comissões, Audiências Públicas, respeitando apenas a lotação dos espaços.

     

    8 - Saiba tudo sobre as leis e propostas legislativas

     

    Todas as informações legislativas estão disponíveis no site da Câmara. Desde que uma proposta de lei é apresentada até que se torne lei - ou seja arquivada - a história da legislação de Sengés é registrada pela Câmara.

    As sessões plenárias estão publicadas, em todos os detalhes, na Ordem do Dia.

    A população pode acompanhar também pelo site todas as Sessões Plenárias realizadas, acessando a Sessão Plenária desejada, na opção “Ordem do Dia”, poderá visualizar todas as matérias deliberadas naquela Sessão. Em "resultado", pode ser consultado como votou cada parlamentar, em "matéria" estão todos os detalhes da matéria em questão.

    Os resultados de todas as atividades legislativas são apresentados em relatórios: como, por exemplo: matérias em tramitação, presença nas sessões e Audiência Pública.

    A Lei Orgânica Municipal constam no site, além do Regimento Interno da Câmara ou outros tipos de leis que podem também ser encontrados através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

     

    9 - Transparência

     

    A Câmara investe na transparência e por isso, publica na internet informações sobre os recursos usados pela administração da Casa.

    Na parte destinada às despesas, estão dados sobre gastos com diárias, no desempenho de missões institucionais ou de representação da Câmara Municipal, também é possível consultar as movimentações diárias.

    Em relação à administração da Câmara, estão disponíveis organograma com todos os contatos das áreas da Câmara Municipal, informações sobre consumo de materiais e bens patrimoniais e a integra das licitações.

    Há ainda informações sobre todos os contratos firmados, organizados em vigentes e encerrados, com a possibilidade de busca pela empresa contratada.

    No site constam informações sobre servidores efetivos e comissionados e todos os dados sobre concurso público feito pela Câmara.

    O site da Transparência ainda traz os demonstrativos oficiais com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias e o relatório das receitas e despesas, organizados por exercício financeiro e ainda, relatório com informações sobre a execução orçamentária da Câmara Municipal, organizado por exercício financeiro.

    Para facilitar a busca de informação por parte das cidadãs e cidadãos, foi organizado um conjunto de perguntas frequentes relacionadas ao conteúdo de transparência e perguntas frequentes relacionadas ao processo legislativo. Está disponível para consulta o relatório trimestral e anual da Lei de Acesso à Informação.

    É disponibilizado no site da Câmara as Publicações Oficiais da Câmara, que também são publicadas no Diário Oficial dos Municípios do Paraná.

     

    Para informações sobre Atos, Despesas e demais informações sobre a Câmara Municipal
    no Portal de Transparência do Município ( <- clique)